Estas práticas de higiene vintage são exatamente o oposto de limpo

Snail Slime for Sore Throats

Reunimos uma lista de alguns factos de higiene antigos que fariam qualquer pessoa agradecer por estar a viver na era moderna – apesar de alguns destes velhos hábitos de higiene ainda estarem em uso! Veja as formas bizarras que as pessoas usavam para se limparem e ultrapassarem doenças: algumas são nojentas, outras mórbidas e todas o vão surpreender.

Baba de caracol para dores de garganta

Sabe aquela sensação que temos no fundo da garganta quando estamos com dor de garganta? Hoje em dia, para mantermos a nossa saúde, recorremos a elixir para a boca, pastilhas para a tosse ou até mesmo Dayquil – mas também conhece aquela gosma desagradável e pegajosa que os caracóis deixam para trás?

European Pressphoto Agency // Pongmanat Tasiri

As pessoas usavam isto para tratar as dores de garganta e, de facto, ainda o fazem. Se alguma vez estiver na Alemanha e comprar o xarope para a tosse Shnecken, deve saber que o extrato de caracol é o ingrediente ativo.

Resíduos surpreendentemente úteis

Embora possa ser nojento para nós atualmente, as pessoas nem sempre se sentiram tão incomodadas com o xixi e o cocó que se recusam a usar os resíduos. Tradicionalmente, a urina envelhecida (chamada lant) era uma das matérias-primas mais facilmente disponíveis para fabricar coisas como a pólvora, sendo também utilizada para limpar pavimentos, remover nódoas e muito mais.

(Left) Pinterest // @albawaba | (Right) Pinterest // @thevintagenews

Poderá perguntar-se como é que as pessoas conseguiram entrar numa sala recentemente limpa, mas note que também usaram urina envelhecida, que tem níveis elevados de amoníaco, para branquear os dentes e lavar a cara. Por isso, provavelmente não se importavam com o cheiro.

Cobertura Floral

Infundimos os aromas das flores em perfumes e produtos de limpeza porque nos cheiram muito bem. Embora o conhecimento científico e as técnicas de fabrico industrial tenham melhorado drasticamente a nossa capacidade de estimular as glândulas olfactivas com o toque de um spray ou o acender de uma vela, o amor que temos por estes aromas florais não é nada de novo.

Cobertura FloralPinterest // @emmalinebride

Os povos antigos, por exemplo, costumavam usar flores para disfarçar o seu odor corporal desagradável com um ramo de flores segurado ou atado junto ao corpo.

Comer giz para ficar pálido

Enquanto os ricos e famosos de hoje têm bronzeados maravilhosos que mostram que podem dar-se ao luxo de passar o dia inteiro ao sol, antigamente a pele pálida era um sinal de riqueza, pois significava que não se trabalhava ao sol. As pessoas pintavam a pele com maquilhagem que muitas vezes as envenenava devido ao teor de chumbo, mas também tentavam induzir a palidez comendo giz.

The Sun // Lynsey Clarke

Apesar de provavelmente não funcionar, a não ser que te ponha doente e fiques pálido, pelo menos o giz é menos tóxico!